Bem Vindo ao Núcleo!
O caminhante sobre o mar de Névoa (1818) - Caspar David Friedrich
Realizar uma longa caminhada para alcançar um objetivo que vale a pena, essa pode ser uma interpretação para o quadro "O caminhante sobre o mar de névoa", do pintor e escultor alemão Caspar David Friedrich.
Entretanto, isso também é o plano para o futuro do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Física da Universidade Regional do Cariri (URCA). Apesar da licenciatura completar 10 anos em 2017, a área de pesquisa em ensino de Física no Cariri permanece pequena, quando comparada com outras áreas dessa ciência.
Entretanto, parece que essa diferença é passageira, tendo em vista que muito foi feito ao longo dessa década para o desenvolvimento da área de ensino. Entre uma dessas realizações, está a Semana da Física, evento realizado pelo departamento de Física da Universidade e que tem como intuito atrair novos estudantes para a carreira de pesquisador em Física, como também, complementar a formação de alunos da licenciatura e de professores da rede pública de ensino.
Outra grande aquisição do departamento de Física da URCA, foi um pólo da Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) em 2015, programa de mestrado profissional desenvolvimento pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), sendo esse uma grande avanço para a formação de educadores na área.
Ainda na linha das vitórias do ensino de Física no Cariri, há o circulo de palestras Física com Café que apresenta discussões em diversas áreas trazidas por pesquisadores de diferentes lugares do país e das mais diversas instituições de ensino. Para 2018, o Física com café trás uma versão on-line para suas palestras, que podem ser assistidas, tanto no seu canal do youtube, como no site do Núcleo de Ensino de Pesquisa em Física.
Versão On-line da palestra "Stephan Hawking: o rei do espaço tempo" apresentada durante o circulo de palestras "Física com café".
Outra grande conquista é o site Núcleo (www.nucleoens.wix.com/nucleo), que disponibiliza as novidades da área de ensino de física da região, tais como: as palestras do Física com café, os materiais didáticos desenvolvidos para professores, artigos e as inscrições dos cursos realizados pelo Núcleo de Pesquisa em Ensino de Física da URCA. Quem sabem, em meio a tantas novidades, não demorará muito para estarmos na mesma posição que o caminhante do mar de névoa.